O que fazer em caso de Clonagem, Furto, Roubo ou Extravio do cartão

Picture of Equipe RFADVS

Equipe RFADVS

Se preferir, vá direto ao ponto..

Resumo: Ter o cartão clonado, furtado, roubado ou extraviado é uma situação estressante, mas é importante saber como agir para proteger seus direitos.

Neste artigo, explicaremos os passos essenciais a serem seguidos nesses casos e como você pode buscar reparação em situações de danos maiores.

Continue lendo para entender melhor seus direitos e as medidas a serem tomadas.

1º Passo: Entre em contato com a administradora do cartão:

Ao se deparar com a clonagem, furto, extravio, roubo ou perda do cartão, a primeira providência é ligar para a administradora do seu cartão e solicitar o bloqueio ou cancelamento imediato.

Anote o nome do atendente, o protocolo do atendimento e a hora da ligação.

2º Passo: Registre um Boletim de Ocorrência:

Faça um Boletim de Ocorrência relatando todos os detalhes do incidente e forneça o máximo de informações possíveis.

Após o registro, envie uma cópia para a administradora ou o banco, informando o ocorrido.

Furto ou Roubo: Antes de comunicar o incidente, a instituição financeira geralmente não é responsável, pois cabe ao consumidor bloquear o cartão imediatamente e registrar o ocorrido na delegacia.

No entanto, se o cartão for utilizado após a comunicação, a responsabilidade recai sobre a instituição financeira.

E agora? Em tais casos, é possível recorrer à Justiça para solicitar o cancelamento das compras, a devolução em dobro de cobranças indevidas, a restituição de juros cobrados indevidamente e até mesmo indenização por danos morais.

Saque sob Coação ou Fraude: Se o saque ocorrer dentro da agência e sob coação ou fraude, a instituição financeira é responsável pela segurança do consumidor e deve reembolsá-lo por todos os danos causados.

Extravio: Em princípio, os cartões enviados por correspondência devem estar bloqueados.

No entanto, os golpistas podem interceptar um cartão enviado por correspondência e entrar em contato, fingindo ser um funcionário do banco para obter informações.

Nesses casos, em que o cliente não recebeu nem desbloqueou o cartão, o consumidor não pode ser responsabilizado por compras realizadas e tem direito a indenização caso ocorra qualquer compra indevida e não autorizada.

Clonagem: A clonagem ocorre quando todos os dados do seu cartão são transferidos para outro cartão, permitindo que terceiros realizem compras em seu nome.

Nesse caso, a responsabilidade é integral dos bancos, pois essa fraude é considerada uma falha interna na segurança das instituições bancárias. O banco será responsável por todos os danos causados ao consumidor.

Em fraudes em compras online, a responsabilidade também recai sobre a administradora do cartão, pois as instituições têm acesso a tecnologia para identificar o local e o horário das transações.

Se você tiver dúvidas, entre em contato com um de nossos advogados para obter assistência e análise do seu caso!

Avaliações​ do nosso escritório

Excelente
Com base em 175 avaliações
Carina Arruda
Carina Arruda
2024-05-09
Quero expressar minha sincera gratidão ao advogado Rodrigues Ferreira e sua equipe pelo excelente trabalho que estão realizando. Seu profissionalismo, dedicação e expertise têm sido fundamentais para enfrentar os desafios deste caso. Estou extremamente satisfeita com o comprometimento e a qualidade do serviço prestado. Muito obrigada pelo seu excelente trabalho!"
Gerson de Sousa Santos
Gerson de Sousa Santos
2024-05-06
Excelentes profissionais, ótimo atendimento altíssimo nível..
amada querida
amada querida
2024-05-03
Ótimo.um excelente profissional com muita capacidade . Eu recomendo.
Marcia Sacramento
Marcia Sacramento
2024-05-02
Super atenciosos
Luis Frosini
Luis Frosini
2024-05-02
E com clareza e verdade se dedicou em resolver meus processos
Marcel Grein
Marcel Grein
2024-04-30
Excelente atendimento, e muito prestativo. Tirou todas minhas duvidas, super recomendo.
Cristhian Heck
Cristhian Heck
2024-04-30
Excelente atendimento. Muito solícitos, tiram todas as dúvidas e já nos primeiros dias tivemos resultados que me ajudarão bastante nas próximas etapas.
Aline Melo
Aline Melo
2024-04-25
Excelente atendimento, ágil , e os advogados são muito prestativos e empáticos. Desde o primeiro contato fui sempre bem orientada pela Dra. Fernanda e o Dr. Fernando, além da equipe de atendimento. 👏
Maurino Ferreira
Maurino Ferreira
2024-04-24
Uma equipe muito prestativa super recomendo .

Está superendividado?

A lei do superendividamento pode te ajudar!